segunda-feira, 21 de fevereiro de 2005

Opera em dvd... a preços módicos !

As edições Altaya iniciaram, há cerca de um mês, uma colecção subordinada à ópera - Grande Ópera -, que consiste na edição, a preços muito recomendáveis, de um conjunto de dvd´s previamente editados pelas grandes empresas que comercializam música dita erudita.

Escuso de advertir-vos para o facto de a dita colecção obedecer a uma lógica de main-stream, estando omissas do catálogo referências mais específicas e / ou produções polémicas.

Do conjunto de 30 óperas - que vão de Mozart a Debussy, passando por Rossini, Verdi e Bizet, entre outros -, destaco As Bodas de Figaro (com Terfel, o Figaro da década) e Così Fan Tutte (uma co-produção do nosso TNSC, imagine-se !), ambas as referências dirigidas por Gardiner.

Sugiro, com igual empenho, o incontornável Don Giovanni de Furtwängler, que conta com participações absolutamente históricas: Siepi, Grümmer, Della Casa (a grande rival de Schwarzkopf, na interpretação de D. Elvira), Berry (em princípio de carreira) e Berger (avançada na idade... e na carreira, mas memorável, na pele de Zerlina). Este registo magistral, dos anos 50, acusa o peso da idade, que se traduz em inúmeras imperfeições técnicas...

A Salomé da famosa produção de Luc Bondy - uma co-produção do Festival de Salzburgo e do ROHCV -, com Malfitano no papel titular (numa interpretação avassaladora, apesar das óbvias dificuldades - sabiamente contornadas - exibidas por uma voz já muito fatigada), Terfel, Kenneth Riegel (o mais intenso e decadente dos Hérodes) e... Silja na pele de Herodias (uma das grandes interpretes do papel titular desta ópera, nos idos anos 60).

Destaque, ainda, para uma outra histórica (e bela) produção de Salzburgo d´A Mulher sem Sombra, dirigida por Solti, numa das suas derradeiras gravações. Studer - nascida para interpretar Strauss, como Ryzanek -, canta uma imperatriz luminosa ! Uma última referência para as prodigiosas interpretações da dupla Van Dam (Barak) e Marton (a Mulher do Tintoreiro).

Com o devido respeito, esta colecção apresenta, também, um linha kitsch, muito característica de parte significativa das produções do Met !
Destaco, neste âmbito, a famosa tetralogia wagneriana, Ariana auf Naxos, Il Trovatore, Aïda, etc.

Aproveitem !

Sem comentários: