sábado, 16 de fevereiro de 2008

Prima Il Teatro, dopo la voce!



Esqueçam as fragilidades e limitações vocais da Senhora Gheorghiu!

No caso específico deste notável artigo, a genialidade decorre de uma superlativa revitalização da palavra, por via da humanização interpretativa. As inflexões são inúmeras, a paleta emocional é de uma assinalável variedade, a espessura e riqueza dramática das incarnações segue o trilho da versatilidade, riqueza e diversidade.

Ora dócil e contida, ora efusiva e espalhafatosa, La Gheorghiu brinda-nos com o seu maior tesouro: a extraordinária versatilidade de um teatro vocal imenso (em nada afim com o brilho vocal de outras Divas, bem mais conhecidas de todos nós pela beleza e singularidade de um inusitado timbre, ou pela brilhante técnica e disciplina).

Angela Gheorghiu, através deste registo, parece ter mergulhado no admirável território dos cultores da palavra musicada, que os mestres da interpretação do lied criaram. Escuso-me a enunciá-los, pois todos os conhecemos!

E depois – reconheça-se – há um toque verdadeiramente aristocrático na ornamentação e revitalização do texto: entre o picante e o gracioso, a intérprete desdobra-se em cor dramática, sob um fundo invariavelmente altaneiro!

Seguramente, Angela esbofeteia-nos com uma admirável luva de talento...
Aqueles – como eu – que menosprezam as mundanidades da romena, irão render-se!

No final do recital, evidentemente, não é só o alla Scala que se verga...

Brava, brava!



(EMI 0946 394420 2 7)

2 comentários:

DL disse...

Caro,
Há semanas ouvi uma entrevista da senhora num programa da radio classique, porventura ainda disponível em linha. Que ego!

Sobre o segundo post abaixo, que pena o canal Arte não estar disponível no pacote básico da TV Cabo.

Anónimo disse...

Está cada vez mais bonita !!!
Raul