sexta-feira, 13 de junho de 2008

René Pape & DG



Pape é indubitavelmente o melhor baixo do mundo de hoje. Versátil como poucos – Mozart, Wagner, Gounod, Mussorgsky, etc. -, este superlativo intérprete goza ainda de um talento cénico impressionante.

Em Agosto, expectante, lá estarei, com uma nota na mão e a outra estendida, aguardando por este registo, que há anos me anima a mente!

Em 2004, no Met, assisti ao triunfal Leporello de René Pape, que me levou aos píncaros! Anos antes, algures no final do século, na Bastilha, depois de presenciar a interpretação de Furlanetto da mesma personagem mozartiana julguei-a inultrapassável... Enganei-me!


(Pape como Filipe II, Don Carlo, de Verdi)

1 comentário:

Anónimo disse...

Pensei, pensei,... e é bem verdade, ele é o melhor baixo. O problema é que a competição é escassa. Temos ainda um gigante, na tradição do grande baixo sonoro e profundo, características que não de R.P. -- não Raul Pissarra, mas René Pape :) -- , que se chama Martti Salminem, mas está velho. Sem dúvida, René Pape é o melhor baixo do momento, sendo um excepcional artista em palco, para além de uma bela presença.
RAUL