domingo, 20 de setembro de 2009

Vil Metal & Escolhas

Aguardo ansiosamente pela rentrée discográfica (da lírica, particularmente). Desde que me vi privado de assistir a ópera de qualidade na capital portuguesa, a minha voracidade por registos discográficos cresceu a olhos vistos - já era o que era, agora então...

Posto que o vil metal não é inesgotável, optei por circunscrever os registos que irei adquirir. O mesmo é dizer que recorri à banda gástrica.

Eis, pois, os meus imprescindíveis da rentrée (que facilmente ascenderão a cerca de €200):











18 comentários:

Ricardo disse...

Os registos de Kaufmann e D'Arcangelo já se encontram disponíveis por terras espanholas! ;)

Gus On Earth disse...

De facto, seguindo um linguajar bíblico, "não prescindirás de nenhum". A única coisa de que eu realmente prescindiria era da capa-copy em que o Kaufmann posa romanticamente acima do mar de nuvens do óleo de Friedrich. Os germânicos partilham com os portugueses esse gene de lhes fugir o pé para o "tàmanco" de vez em quando. Estou cientíssimo de que a voz agrada à turba, mas, quanto à capa, tenho as minhas reservas.

J. Ildefonso. disse...

Já tenho o Kaufman e a Kozena e posso atestar a qualidade de ambos.

Anónimo disse...

O amigo Dissoluto já compra Mahler! Eu gosto mais de ouvir em voz feminina. Talvez o hábito.
Raul

Moura Aveirense disse...

Kozena e D'Arcangelo já cá cantam! ;) Muitos bons!

J. Ildefonso. disse...

Fiquei muito surpreendido com o disco da Kozena. Como a sua vos é um pouco anfíbia entre o soprano e o meio soprano, clara, delicada e normalmente prefiro-a em canção do que ópera não pensei que fosse muito adequada ao Vivaldi mas surpreende bastante. É graciosa, ágil, delicada, musical e muito intensa duma forma discreta e contida. Estou habituado a um Vivaldi mais sanguineo mas o seu disco funciona muito bem e é muito agradável.

Nuno Pássaro disse...

Enquanto não chega o outono da discografia podem seguir a nova temporada do Ornitologia.

O programa de Domingo tem Emmanuel Nunes e tudo!

Uma pergunta: no disco da Kožená abafaram a respiração da senhora? Ouvi uma vez e já não me lembro...


Saudações Ornitológicas,
--
Nuno Pássaro

blogger disse...

quero, quero , quero, quero e quero muitas coisas que aqui estão. João, quando comprar, compre em duplicado e envie para a minha residência, porque a partir do fim deste mês vou morar perto de si :P

Il Dissoluto Punito disse...

blogger,

Perto de mim? Ou seja...

blogger disse...

eu estou a mudar-me para o bairro alto. e do que li por aqui creio que o Joao vive ali para os lados da praça da alegria, mas posso tar bem enganado!

Il Dissoluto Punito disse...

blogger,

Mais exactamente, para os lados da Praça das Flores. E que tal tomarmos um café, um dia destes?

blogger disse...

por mim era numa boa! ia gostar imenso. deixe-me só acabar as mudanças e depois digo-lhe qualquer coisa!

Anónimo disse...

Pois eu aqui só vou comprar os CDs da di Donato e da Bartoli e, se não fosse caro, o dvd da Lucia, ou talvez não, porque não consego discernir quem são os restantes cantores. Os restantes CDs pedi-os emprestados na seguinte ordem: Fleming, Mula Alvarez, porque estou cheio de recitais e de certeza que estes grandes cantores não acrescentariam nada àquilo que espero deles. A Kozena e D'Arcangelo, cantores que o mundo gosta mais do que eu, não me atraem muito com os seus solos de Vivaldi, que prefiro na música coral e instrumental, e Haendel de que gosto substancialmente mais da sua música instrumental. Quando ao Bad Boy, não obrigado.
Just an opinion.
Raul

J. Ildefonso. disse...

Raul depois ouve a Kozena no Vivaldi em minha casa e diz de sua justiça. Combinado?

Anónimo disse...

OKla, como dizem nas minhas paragens. Mas só para Janeiro. Talvez eu me redima, como foi com a tua La Clemenza de Tito, mas que ainda não consegui encontrar.
Raul

J. Ildefonso. disse...

É dificil de encontrar essa Clemência de Tito mas está à venda em Zurique e acho que a vi em saldo na Fnac há pouco tempo atrás. Vou confirmar.
A Kozena é interessante basicamente porque como não sabemos como se cantava na altura estamos à mercê das descrições históricas, alguns dados objectivos como a partitura e o poder interpretativo e criativo dos cantores contemporâneos. Como a minha introdução á ópera de Vivaldi foi via Bartoli é curioso comparar com uma outra cantora que tem uma abordagem muito diferente e igualmente bem documentada e coerente estilisticamente para o mesmo reportório.

Anónimo disse...

Ildefonsíssimo,
Não queres que vá de propósito a Zurique comprar o CD !:) No mês passado fiz escala de seis horas em Amesterdão e bem tentei lá comprar a dita Clemência, , mas foram inclementes e não tinham nada para mim. Acabei comprando outras coisas, entre elas preenchi a grande lacuna, e agora estou a falar com o nosso caro Dissoluto, de não ter as Bodas Giulini/Schwarzkopf. Comprei também mais dois recitais ao vivo da raínha das deusas, a Flagstad, para juntar à minha colecção.
Raul

J. Ildefonso. disse...

Isso não é problema porque em Janeiro devo passar por lá. Também já o encontrei disponivel na net.