quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Nat Dessay - (outro) Best Of?



Embora não haja pormenores sobre este artigo, creio ser (mais) um best of Dessay, chez Virgin.

Se assim for, dado que possuo a totalidade dos seus registos da dita etiqueta, não o adquirirei.

Contudo, não hesito um só segundo em recomendar esta preciosidade! Afinal de contas, trata-se da maior lírico-coloratura desde há décadas!

15 comentários:

Natalrol disse...

Qué lindo es ver cuando alguien piensa igual! También para mí Natalie es la mejor desde hace décadas.

Hugo Santos disse...

Um dos registos que mais aprecio da Dessay é o "Miracle of the Voice".

Raul disse...

Eu possuo o dvd com excertos de pontos altos da sua carreira. Uma experiência fabulosa, principalmente a ária do Candide do Bernstein. Nem a muito boa Damrau a iguala.

mr. LG disse...

Com toda a razão, Dissoluto.
Lembro-me tão bem da 1ª vez que ouvi Dessay: Meados ou fins dos 90, matiné do MET, Les Contes D´Hoffmann, a sagrada ária da boneca Olympia, quando começou fiquei imediatamente com a noção que tínhamos ali algo de especial. Bem… ao longo da dita cuja ária, já o Libretto me tremia nas mãos perante o ataque certeiríssimo de Dessay nos sobreagudos e então no fim… nem vos conto: ressoavam pela casa dos meus pais aplausos fervorosos, Bravos, Yesses e Yahoos bem dados e papéis pelos ares dentro do meu quarto. Claro que assustei e sobressaltei os meus pais e toda a vizinhança, mas isso já não importa nada. :-)
Só tenho três referências ( e barulheira de Bravos! e quejandos…) destas na minha vida de ouvinte Matinés MET: com a ELEKTRA de JAN. de 94 com Behrens, Fassbaender, Voigt e Levine e há um ano atrás com o Sr. Juan Diego Florez na FILLE.
Voltando à Dessay: só aí tenho um seu recital- Mozart Heroines, já datado de 2000. Impressionou-me pela positiva, claro. Mas… onde Dessay é Dessay é BEM EM CIMA DO PALCO! Muitos Dvds seus já assim o demonstraram e demonstram.
É das cantoras que, se não me engano, as gerações futuras vão por ao lado de uma Pons, R. Peters, e, noutras esferas, será posta ao lado e com o mesmo estauto de Frenis, Caballés, Sutherlands, Prices, Nilssons, Varnays, Schwarzkopfs, Ferriers, Bakers, Cossottos, Rysaneks, Cerquettis, Oliveros, etc, etc. … e Callas… porque não?
Com a sua humanidade, bom humor contagiante, pondo sempre os pontos nos iis junto de que Ministros e Presidentes forem, capaz de chorar em frente às câmaras de TV com medo de não ser já capaz de fazer a “futura” LUCIA no Met devido a uma sua anterior crise vocal, para mim Dessay é sinónimo de VIDA E LUFADA DE AR FRESCO NUM MUNDO MUITO FORMAL E SUPER EXIGENTÍSSIMO QUE É A ÓPERA!
Pena a Callas e ela não se terem conhecido. Corre pelo You Tube um pequeno e emocionante registo de Natalie a fazer uma justa homenagem ao Callas power on stage and in Opera. Com a sua contagiante VIDA E ESPÍRITO, Dessay ajudaria de certeza La Callas a sair da sua última e terrível depressão psicológica e, talvez, não se teria afundado tão cedo… bem, isto já são meras suposições no terrreno do Se… Se… de um Opera Aficcionado. Piu Niente! :-)
Quanto ao Disco que aqui nos é apresentado pelo nosso caro Dissoluto sempre actualizado em matéria de edições, veremos…
Já sabem qual a minha opinião quanto ao Media Hype, não sabem??... :-) O Srs. Pappano e Villazón no último Requiem de Verdi que esperem, tal como o Sacrificium da Bartoli e o Sr. Sehnsucht J. Kaufmann…
Só ainda nunca apanhei a Nina Stemme/Vier Letzte Lieder/Pappano/Emi. Nunca o vi à minha frente num Escaparate à Venda! Nunca!...
O meu único (até agora e ainda vamos a tempo de remediá-lo… :-) ) regret em relação à Sra. Dessay: nunca gravou na íntegra, nem há em DVD uma Sophie do ROSENKAVALIER sua. Este papel acenta-lhe que nem uma luva! Porque nunca o gravou??... eis a questão! Estamos presentemente perante um Revival at the Met of the ROSENKAVALIER, que vai ter direito a transmissão habitual HD, at the Movie theaters, Times Square, depois Europe, DVDs etc., etc…. a habitual e recente panóplia do Met em permanecer no top of the heat, Hey number One das Casas de Ópera a nível mundial. Porque é que a vidência Metiana não escolheu finalmente a Dessay para a Sophie?... não desprezando o seu digno e honroso trabalho, Sra. Miah Persson, claro…
Pra finalizar: Ponto altíssimo e inesquecível ( para mim, atenção) da carreira da Dessay foi a sua Zerbinetta para a Opera de Paris/P. Steinberg, K. Dalayman, Jon Villars, acho que Sophie Koch no Compositor, encenação brilhantíssima de já não me lembro bem de quem… Infelizmente, também nunca o vi em DVD comercial à venda. :-(
All of the usual.
LG

P.S.
Caro Raul,
Passo-o a citar só numa breve passagem do seu anterior Post: “Nem a muito boa Damrau…”
… a Diana Damrau… SÓ muito boa cantora???... :-\

Ricardo disse...

Eu por acaso tenho que confessar que prefiro a Damrau. Acho-a de uma demência germânica deliciosa! Já viram o Rigoletto dela com o Florez? É das Gildas mais impressionantes que vi/escutei.

Já agora, mr. LG, há uma forma muito fácil e legal de ter acesso à gravação das Vier Letzte Lieder (Stemme/Pappano). É um programa maravilhoso que descobri recentemente chamado Spotify. Não sei se já conhece e se conhecer não leia o próximo parágrafo ;)

Permite fazer streaming HQ de música e os artistas recebem uma pequena comissão pelo número de escutas da sua música. Tem uma colecção INVEJÁVEL de ópera (encontrei uma Tosca dos anos 70 no São Carlos com o Corelli e o Bruscantini lá). Vá a www.spotify.com e faça download do programa. Como infelizmente o serviço ainda não se encontra disponível em Portugal, eu fiz o meu registo durante uma estadia em Londres, mas se quiser saber como contornar este obstáculo, escreva-me um e-mail que eu dou-lhe uma maozinha ;)

Cumprimentos.

J. Ildefonso. disse...

Destaco o cd de Mozart com as arias de concerto que é extraordinário. Em dvd a Manon com o Villazon e o Hamlet com o Kenlyside.

hugo z disse...

si é da Dessay venhan tudos os 'best of' posívels. Agora ten un registro ahi de Guverova que tambén ten o mesmo nome nâo é?
hugo z

Hugo Santos disse...

Ricardo,

tiveste a oportunidade de ouvir essa Tosca com o Corelli? Que tal a qualidade sonora? O som da gravação que possuo é algo limitado e "abafado".

mr. LG disse...

Dear Richard,
Obrigadíssimo pelo seu post e pela generosíssima atenção.
Mas… neste caso de TER Cds ou Dvds eu sou como o nosso caro Dissoluto: em caixinha própria, timbre próprio da Etiqueta que o publica, respectivo Libretto e fotografias referentes à gravação e toda a respectiva panóplia que acompanha uma edição legal. Eu sei que as Majors (e não só!… a Testament é uma delas) vivem deste negócio, que exploram todos os nossos desejos e ansiedades musicais e todo este mundo paralelo de Downloads e Pirataria ilegal só lhes veio estragar a vida e os seus alarves monopólios discográficos… E AINDA BEM! FEZ-LHES BAIXAR A CRISTA! ADQUIRI HÁ POUCO NOS NOSSOS ESCAPARATES DE HIPER-MERCADOS DA CULTURA O RING DO SOLTI (EM CAIXAS INDIVIDUAIS) E TAMBÉM O SEU PARSIFAL… (FINALMENTE! :-) ) POR PREÇOS BEM MÓDICOS. E JÁ REPAROU QUE HOJE SE PODE ADQUIRIR UM REQUIEM DE Mozart Karajan/DG ou Extractos orquestrais do Ring Solti/Decca por menos de 10 euros? IMPENSÁVEL HÁ ANOS ATRÁS!
Portanto, e voltando ao assunto, prefiro sempre as vias mais normais de comércio para adquirir a minha música; tenho ainda fobia e não acho graça nenhuma aos Downloads que apesar de tornarem o produto mais consumível nas nossas mãos, rouba-se-lhe toda a solenidade e respeito ao não termos nem Libretto nem toda a apresentação que é apanágio das Majors Discográficas. Paciência… :-|
E se for para um dia ter a Nina Stemme nos VIER LETZTE tenho que esperar para os ver nos escaparates à venda… e tenho quase a certeza que virá ao preço da uva mijona! :-) é que já se passaram uns aninhos desde a sua publicação… Quem espera sempre alcança! :-)
Gratíssimo pela atenção prestada, mais uma vez.
LG

Ricardo disse...

Hugo, ouvi sim. O som pareceu-me o habitual para gravações do género... Um bocadinho como a gravação da Traviata de 58: a qualidade não é a melhor mas dá para disfrutar.

Mr. LG,

eu também, mas o tenho que admitir que o spotify dá jeito para ir ouvindo até se encontrarem os artigos à venda, e volto a reforçar que não é ilegal e que os artistas ganham comissões pelas escutas. Ainda agora com o CD da Bartoli... tive acesso a ele digitalmente antes de estar nas prateleiras, mas a edição especial contem tanta informação fantástica, que assim que saíu o comprei imediatamente (até porque também já tinha gostado do que tinha ouvido).

Os suportes digitais têm a sua utilidade: para mim servem sobretudo para se ouvir uma coisa com calma antes de se comprar. Graças a ele a minha lista de compras a fazer vai-se alongando :)

Quanto ao preço dos CD's e DVD's em Portugal, é verdade que já não está tão exagerado como há alguns anos. No entanto, basta ir a Espanha para encontrar coisas a um preço muito mais baixo. Ainda há uns meses estive em Saragoça e comprei a Matilde di Shabran de Rossini (Florez, Massis) (que já andava a "namorar" há algum tempo cá em Portugal mas nunca tinha adquirido por sair muito fora do meu orçamento estudantil) por 25€, quando numa qqr FNAC portuguesa encontra o disco por cerca 50€...

mr. LG disse...

Dear Richard:
Tem toda a razão!
Desfrutemos então do Spotify, que já tinha esclarecido que era legal. Eu é que não tenho tempo (e também ponho os meus entraves!...) a estar sempre de volta do computador. Sei que esses downloads dão-nos muito jeito, e então para se verificar da qualidade de um produto antes de o comprar, nem se fala … :-)
Muito obrigado pelos seus conselhos, mas continuo a preferir a dedicar-me ao computador só q.b.
Quanto a Cds e DVDs de Espanha, tem mais uma vez razão: são mais acessíveis os preços do que aqui. Quando lá fui o ano passado comprei uma carrada deles: R. Fleming Haendel Árias, O Quebra Nozes Tchaikovsky Kirov Orchestra Gergiev, Puccini Turandot Ricciarelli Domingo Hendricks Karajan DG, Mahler nº3 Haitink/Forrester/ Philips Originals; Samson et Dalila Davis/Vickers/Verrett/ ROH 1980-81 DVD Warner, Francesca da Rimini Scotto/Domingo/Levine/Met DVD DG, etc., etc.
Olhe… hoje, depois de uma madrugada passada na Auto-estrada, vindo do S. Carlos da penúltima récita do GOTTERDAMMERUNG, dediquei-me a concluir o DVD que tinha ficado por terminar, exactamente o Samson et Dalila com o Vickers e a Verrett que lá comprei em Espanha no ano passado. Veja lá o meu tempo! … :-/
O Francesca da Rimini ainda está na prateleira, à minha espera! :-D :-D
Agora, ando a namorar a CARMEN Antonacci/Kaufmann/Pappano/Decca que já o vi nos escaparates e está a bom preço… mas nesse dia comprei o que me restava comprar ( a preço módico, repito-o) o resto do RING/SOLTI DECCA que me faltava, mais o PARSIFAL também de SOLTI… a minha carteira nesse dia já estava ocupada :-(. Por isso, ficou para outro namoro, em outra ocasião… :-)
Também quero ver se apanho nos escaparates… mas ainda não o vi… TAN DUN/THE FIRST EMPEROR- DOMINGO/MET DVD EMI. A BOHÉME GHEORGHIU/VARGAS/ARTETA/LEVINE MET EMI já o vi… mas, talvez, espero que saia aí nos escaparates a mesma BOHÉME, só que a mais antiga, quando a produção do Zeffirelli estreou no Met em 80 ou 81: STRATAS/CARRERAS/SCOTTO/MORRIS/LEVINE MET DVD DG que está prometido para sair. Esta tenta-me mais que a recente Gheorghiu/Vargas… não sei, a decidir.
Um certo, que eu quero adquirir, é o FALSTAFF/FRENI/HORNE/PLISHKA/MET Levine DG, que também ainda por cá não apareceu…
Tanta coisa para comprar e ver ainda, meu Deus… :-|
See ya.
LG

Raul disse...

Na história da ópera tem havido melhores sopranos em termos vocálicos que a Dessay, como por exemplo a Sutherland, a Gruberova, a Popp, especificamente para certos papéis. Mas no que é imbatível é o ter posto a sua voz, particularmente as coloraturas, ao serviço da interpretação. É a primeira a fazer tal revolução depois da Callas.
Caro LG,
Eu quando me referia à Damrau estava a pensar exclusivamente na ária em questão e não na cantora em geral.
Outra coisa: Eu, se fosse a si e se lhe interessa a minha opinião, não comprava, a Carmen da Antonacci, porque ela não tem a voz do papel, nem a Boémia da Georghiu, porque está numa noite má, muito contida. Em alternativa recuava uns anos e comprava a Boémia da Scotto-Pavarotti do Met. Eu conheço bem os dvds em questão.

portasabertascadeirasaosoco disse...

por exemplo,encontra-se na Tower Records,a Carmen de Bizet,com a Cotrubas,Domingo,Berganza,a 13,98 dólares,ao passo que ainda há dias vi esse mesmo cd duplo a mais de 50 euros aqui numa fnac do porto.

Hugo Santos disse...

Neste particular, tomei uma decisão de que não me arrependo. Desde há alguns anos, efectuo todas as aquisições planeadas na Internet. Em diversos casos, a diferença em relação aos preços praticados pela FNAC é na ordem dos 50%, se não mais. Recordo, entre outras ocasiões, a compra do DVD do Trovador dirigido por Karajan que aqui era comercializado a 45-50 euros e que eu adquiri por 15-20, incluindo portes e outras taxas.

portasabertascadeirasaosoco disse...

Felizmente que a descida das vendas de cds,tem obrigado as editoras e as lojas,a alguns jogos de cintura,com significativo benefício para o consumidor.Já era tempo.
Dois exemplos :comprei esta semana numa fnac do porto,uma edição especial de Alfredo Kraus da Emi-espanha.Um cd duplo,com um belo livrinho,excelentes fotos,tamanho grande,12 euros e mais uns cêntimos.
Outro :Dimitri Hvorostovsky,um cd duplo,da Philips,a 11 euros e mais uns cêntimos.
Portanto,é hora de olhar, de olhos bem abertos,seja na net,seja nas lojas.A carteira agradece.