sábado, 28 de novembro de 2009

Isabel Colbran - I

Antes de uma leitura crítica do (magnífico) trabalho de Joyce Didonato, proponho que o leitor se debruce atentamente sobre uma já longínqua homenagem a Isabel Colbran, Heroines:


2 comentários:

J. Ildefonso. disse...

Considero os cd da Joyce di Donatto o melhor recital de meio-soprano dedicado a Rossini da última década, mais correctamente desde a Kasarova num cd de arias e duetos acompanhada pelo Florez.
Sendo a qualidade muito elevada alguns papéis saem mais beneficiados do que outros, não tanto vocalmente, mas interpretativamente. Destaco a Elena, Desdemona e a aria final da Armida como os pontos altos. À Elisabetta falta um pouco de autoridade e a aria inicial da Armida se bem que extraordinariamente bem cantada falta-lhe o abandono e sensualidade que a Caballé exibe. Há também uma ornamentação da 3ª estrofe que a Donatto canta legatto e eu prefiro staccato, talvez por as outras cantoras que conheço também a cantarem assim. O que está escrito não sei porque não sou músico. Curiosamente a Donatto parece-me mais prudente nos graves do que nos agudos! Grande cumplicidade e sintonia com o maestro ajudam a conseguir o excelente resultado final.
Que sorte que seria poder vê-la em Paris com o Florez e a Barcelona na Donna del Lago.
O cd da Bartoli é do melhor que ela fez e tenho pena que não tenha explorado o Rossini sério. Considero todas as faixas exemplares e destaco a Elisabetta a aria da cantata como pontos altos da gravação que poderia ser ainda melhor nas mãos de outro maestro mais dado à "nuance" e sem finais tão brutais que levantam a desconfiaça da ajuda da amplificação.

portasabertascadeirasaosoco disse...

Para quem quiser,a fnac tem o cd da Cecilia á venda por 11 euros e uns centimos.