sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Última aquisição

17 comentários:

Gus On Earth disse...

Eu também não passo sem o meu Mac!

Anónimo disse...

Ricardíssimo,
Além da Sills, dentro das famosas, não gosto da Janet Baker. Sou "taradinho" pela Flagstad, a maior voz que a Humanidade produziu e de que me orgulho de ter vasta colecção, a Callas, Tebaldi, Nilsson, Price, Caballé e Crespin.
Raul

Ricardo disse...

Raul, não conheço bem o trabalho da Janet Baker. Com ela, vi apenas uma Maria Stuarda, em inglês, e não desgostei, mas também não foi uma epifania.

Das que refere, também tendo a não ser um grande fã da Price. Já a Grace Bumbry na sua fase de soprano a cantar algum do repertório da Leontyne Price é extasiante para mim!

Hugo Santos disse...

Desculpem meter uma colherada. Uma vez que não me considero muito esquisito no que concerne aos chamados intérpretes líricos, acabo por apreciar um vasto leque de vozes. Não desgosto de nenhum dos nomes apontados quer nesta, quer numa "thread" anterior. Tenho, contudo, de fazer a defesa da elegantíssima Janet Baker (desculpe-me Raul) que ainda agora escuto nas Nuits d'été de Berlioz. O dramatismo avassalador, porém, contido é magnífico.

Em relação à questão Gruberova-Devia, estilos diferentes, grandes intérpretes. Pena os actuais maneirismos da primeira. A segunda continua a brindar-nos com lições de canto modelares.

Ricardo, aquele veludo da Price é inigualável e a técnica de primeira ordem. Quanto à Bumbry, partilhamos o mesmo "pecado". Dulcíssima culpa.

Hugo Santos disse...

Ainda um apontamento sobre a carreira de soprano de Grace Bumbry. Estive a procurar nos meus arquivos e encontrei registos da Salomé, da Gioconda, da Elvira do Ernani, da Leonora da Força do Destino, da Tosca, da Lady Macbeth, da Santuzza, da Norma e, audácia das audácias, da sua Turandot.

Anónimo disse...

Ricardíssimo,
Acho pavorosa essa Maria Stuart não só por a voz ser inadequada ( troca de vozes com a da Elisabetta )como cantar no limite. Desculpe, mas é que não percebo mesmo por que razão editam e, claro, na Inglaterra apreciam. Para mim um mistério.
Caríssimo Hugo, por amor de Deus, como me fala das Nuits d'Été e não refere a "perfeição das pergfeições, o incomparável, a lição para a eternidade", ou seja a versão da Regine Crespin !!! Isso é heresia, é como falar da Norma e não referir a Callas :)
Ricardo, a Bumbry, esse grande mezzo, como soprano,mmm! Olhe que até marido se divorciou dela, por causa disso. Ela diz isso no video das Grandes Toscas.
Só outra coisa, das passadérrimas conhece as vozes da Galli-Curci, da Claudia Muzio ou da Elisabeth Rethberg ?
Raul

Ricardo disse...

Raul, não conheço a Rethberg. Da Galli-Curci e da Muzio já ouvi uma coisa ou outra, sendo que da Claudia Muzio ouvi um "L'altra notte in fondo al mare" que gostei muito.

Sopranos antigas, para mim, têm um interesse académico muito grande por causa das diferenças abismais ao nível da produção técnica da voz, quando comparada com os padrões actuais. São princípios estéticos completamente diferentes que, por sua vez levam a princípios técnicos também eles completamente diferentes.

Gosto muito da Toti dal Monte e da Rosa Ponselle. Acho que foi com a Rosa Ponselle que os princípios estéticos relativamente às vozes de soprano começaram a mudar.

Relativamente à Bumbry enquanto soprano, já ouviu o Le Cid de Massenet com ela e com o Placido Domingo? Canta a versão do "Pleurez mes yeux" mais bonita que já ouvi.

Anónimo disse...

Eu tenho um fraquinho pela Freni, Caballé, Verret, Bjorling, Corelli, Lisistian.... De momento especialmente pale Verret:-)))

Anónimo disse...

Da Muzio ouça o melhor Addio del Passato de todos os tempos. Eu só me atrevo a confirmar, quem o diz é o Mundo. Da Galli-Curci ouça Una Voce Poco Fa, cujo registo tornou-a uma "star" e vendeu quase tanto como o Caruso. Da Retheberg, a melhor do mundo (Toscanini dixit) talvez a Balada de Senta ou o Patria mia.
Raul

Anónimo disse...

Ricardo, o comentário anterior foi para si.
Conheço o "Pleurez mes yeux" da Bumbry e igualmente a gravação. Mas, Deus meu, há a Callas no recital de Hamburgo e também em estúdio. Não há palavras para descrever a interpretação superlativa e imbatível da La Divina. Há também a Caballé em duas galas, uma na Arena de Verona. Mas a Bumbry está bem, embora não seja qualquer coisa inolvidável.
Rosa Ponsele, claro, falamos de deusas; Toti del Monte,de que tenho a Butterfly e árias e que foi adulada, é um bocadinho canário, mas preferível a Lily Pons e a Roberta Peters.
Raul

blogger disse...

Raul, depois de ter visto a sua sugestão do Nuis d'ete da Crespin fui de imediato ao youtube e isto é divino!

Hugo Santos disse...

Raul,

é o privilégio de apreciar Baker e Crespin. Duas enormes intérpretes das Nuits d'eté.

Relativamente aos outros nomes invocados, Galli-Curci é uma acrobata no melhor sentido da palavra. Verdadeiramente deliciosa e de uma jovialidade a toda a prova. Muzio e Ponselle são, na minha óptica, duas grandes "tragediennes" e lendas incontornáveis da lírica. Não há quem não as refira como inspiração. Elisabeth Rethberg é outro modelo de canto, afrontando Verdi, Mozart, Strauss, Wagner com toda a propriedade e oscilando perfeitamente entre os papeis líricos e os spinto. Uma cantora que deveria ser mais recordada. Totti Dal Monte é um grande exemplo de inteligência vocal e dramática o que lhe permitiu assumir papeis como a Butterfly, não exactamente adequados à sua tipologia vocal.

Termino com uma menção a um soprano que admiro imenso: Mafalda Favero.

Anónimo disse...

Caro Blogger,
Agora procure a ária "D' amour l'ardente flamme" da Danação de Fausto de Berlioz pela divina Crespin. Saboreie a beleza da música e a dicção, o mais belo francês do mundo. Eu dou sempre um salto quando ela diz "puis". Eu disse para procurar mas não sei se está no Youtube (Não tenho acesso ao Youtube).
Existe um cd da Decca dedicado à Crespin em música francesa. Não há palavras quer para o dramático quer para o cómico. E se falarmos na sensualidade, imbatível.
Raul

Anónimo disse...

Caro Hugo,
Mafalda Favero, uma voz verista, mas muita escola e muito bonita. Tenho-a no dueto das cerejas com o Schipa.
E também temos as fabulosas Lotte Lehmann e Elisabeth Schumann. E, contra muita gente, gosto da voz ácida da Maria Caniglia.
Raul

portasabertascadeirasaosoco disse...

Se me permitem,há uma coisa que me causa um pouco de estranheza.Frequentemente leio aqui,diversas referencias ao youtube,nomeadamente sobre as opiniões refereridas acerca da gruberova e não só.Normalmente vou ver e claro,ouvir,mas,considerando que vocês me parecem ser muitissimo mais entendidos no assunto do que eu,raramente eu entendo que a qualidade do som desses videos,não seja levada em consideração para a avaliação da perfomance da/o interprete.
Na verdade,eu creio que isso é mesmo determinante,pois como poderei eu gostar de um vozeirão como por exemplo um Alfredo Kraus,se o que me sai daquelas coluninhas raquiticas é um som anémico e desnutrido?muitas vezes pior que um mp3!
A mim,parece-me estranho,que muitas opiniões se possam basear em videos de tão baixa qualidade,e já nem falo da imagem,que aqui não será muito relevante.Tenho visto muita coisa no youtube e muito pouca coisa me agrada em termos sonoros.Talvez seja uma observação demasiado analítica da minha parte,mas não deixo de sentir que a qualidade do som influencia e de que maneira a sensação que nos chega ao cerebro e já agora ao coração.
O youtube é uma bela ferramenta e uma boa oportunidade para se espreitar coisas muito interessantes,sobretudo para mim que tenho uma discografia muito curta na área da opera,mas entendo que se deve perceber as suas limitações quando daí se retira uma crítica.

Ricardo disse...

Portasbaertas,

muitas das melhores gravações da Callas foram feitas numas condições técnicas sonoras que fazem parecer o som dos vídeos do Youtube como gravações em Alta Definição. E, no entanto, a qualidade do Canto transparece.

Quero com isto dizer que, há características que passam independentemente da qualidade da gravação. As notas lisas, os "scoops" e afins da Gruberova não são defeito de gravação, da mesma forma que esse mesmo som "defeituoso" não faz com que outros intérpretes soem melhor. É claro que não se pode julgar a qualidade da projecção "in the house" de um intérprete por estes vídeos, mas creio que relativamente aos aspectos mais técnicos da emissão vocal eles são fidedignos o suficiente.

portasabertascadeirasaosoco disse...

ok Ricardo,entendo o seu ponto de vista,obrigado.