sábado, 9 de janeiro de 2010

Disse-me um passarinho...

... que o início de 2010 será marcado por algumas novidades suculentas, como segue:





6 comentários:

Ricardo disse...

O CD da Netrebko é a gravação ao vivo do recital no Festival de Salzburgo em 2009. Está disponível no Youtube. É só procurar :)

Il Dissoluto Punito disse...

Ricardo,
I knew it ;-)

Anónimo disse...

Sobre os três primeiros CDs não me pronuncio, porque não me atraiem. Dos restantes, que nunca ouvi, só posso prever o melhor, pois os intérpretes são em muitos casos ideais.
Do Werther em Cd tenho também da EMI, mas com a Los Angeles e o Gedda. Penso ser a gravação ideal. Tenho também o DVD moderno com o Marcelo Alvarez e a Sonia Garanca que recomendo vivamente. Ainda sobre esta ópera quero dizer que a vi em Lisboa por Alfredo Kraus, numa interpretação modelar digna do grande tenor espanhol.
Do Atila para além da gravação da Philips , incluída na série das óperas menos conhecidas de Verdi, onde há a presença da grande cantora Cristina Deutekom e do Bergonzi, R. Raimondi e S. Milnes, tenho um excelente dvd do Scala com um elenco quase semelhante ao apresentado aqui, pois só o tenor varia. Na récita o desempenho do Ramey é fabuloso.
Quanto ao Don Quixote, ópera muito inteligente, tenho a versão da Decca com um nível interpretativo rival desta gravação. Trata-se da presença de Nicolai Ghiaurov, Gabriel Becquier e Regine Crespin.
RAUL

Hugo Santos disse...

Além das gravações mencionadas pelo Raul, um outro Werther assaz interessante parece-me ser o registo com Carreras e Von Stade dirigido por Colin Davis (Philips).

No que respeita ao Attila, curiosamente, estive a rever o DVD neste Natal e partilho das impressões manifestadas pelo Raul. Um Ramey soberbo dramática e musicalmente, dominando perfeitamente o personagem e uma Studer a dar provas de grande inteligência cénico-vocal que não deixam dúvidas relativamente à razão pela qual a dada altura atingiu o topo da cena lírica. O instrumento não será o ideal: pedia-se uma voz mais encorpada, com um timbre mais escuro, na linha do spinto ou do dramático-coloratura. Todavia, Studer tem o volume necessário para o papel, lirismo quanto baste ("Liberamente or piangi") e instintos dramáticos apurados que conferem grande credibilidade à sua Odabella.

demoura disse...

Concordo inteiramente com as propostas.
Atrevo-me a sugerir o novo Anel do Nibelung com a encenação de La Fura del Baus dirigido por Zubin Mehta no Palau Reina Sofia, Valencia. E tem um cast de primeira. Já está disponível em DVD.O Video entra decisivamente na Gesamtkunstwerk.

Paulo disse...

Eu tenho esse "Werther" com o Kraus numa edição mais antiga (que comprei quando ele o veio cantar a Lisboa com a Cotrubas) e gosto muito.